Menu
Dezembro terá chuvas acima da média em várias regiões do país
Mas no Sul do país, estão previstas chuvas abaixo da média
Radioagência Nacional - Por Vitor Mendes - Estagiário da Rádio Nacional
Publicado em 02/12/2025 09:25
Novidades
© Beatriz Goncalves Pereira/Divulgação

O mês de dezembro promete ser de bastante chuva em algumas regiões do Brasil, é o que indica a previsão do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.

Na região norte, as chuvas podem atingir  volumes de até 50mm acima da média histórica em partes do Amazonas, Tocantins, grande parte do Pará e praticamente todo o Amapá. Volumes de até 150mm são previstos para algumas áreas do Tocantins e Amapá. Já no Acre, os volumes de chuva devem ficar abaixo da média em quase todo o estado. A temperatura deve ficar até 1,5 grau acima da média.

No Nordeste são esperadas chuvas acima da média do mês em quase todas as partes da Bahia e Piauí. No restante da região, as chuvas devem se aproximar da média do período. Em áreas isoladas do norte do Maranhão o volume deve ser abaixo da média histórica. Já á  temperatura deve ficar acima da média  em todos os estados da região.

No Centro-Oeste, volumes de chuva acima da média estão previstos em quase todo o estado de Goiás, oeste do Mato Grosso e leste do Mato Grosso do Sul. A temperatura deve se manter na média do mês.

Na região Sudeste, a previsão é de volumes de chuva  acima da média em  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No Espírito Santo, as chuvas devem ficar próximas da média para o mês, com temperaturas  acima dos 20 graus.

Já  no Sul do país, estão previstas chuvas abaixo da média em toda a região. No Rio Grande do Sul, são esperados volumes de até 75mm abaixo da média do estado, assim como em grande parte de Santa Catarina e oeste do Paraná. As temperatura também devem se manter na média em grande parte da região, com exceção de algumas áreas de Santa Catarina e do Paraná, onde são esperados valores acima dos 18 graus.

*Com supervisão de Fabiana Sampaio

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários