Com um sentimento de esperança e fé na retomada das atividades culturais depois do período de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o músico, cantor e compositor Espedito Abrahão, fundador do grupo de música sul-brasileira Os Campeiros, está lançando a releitura de "Deus Quem Sabe". Produzida e gravada originalmente para o CD "Um Canto Terrunho", de 2013, e composta por Espedito e seu filho, Espedito Junior, a música traz uma reflexão sobre os percursos da vida e a garra necessária para superar dificuldades e realizar sonhos.
"A canção fala das pessoas que passam pelas nossas vidas e da esperança de viver em um mundo com mais fraternidade, amor e paz, ou seja, o que precisamos hoje. Queira Deus que a mensagem dela possa tocar no coração das pessoas, evidenciando os valores da cultura gaúcha e fortalecendo laços de carinho e amizade entre as pessoas", diz o artista.
INTEGRANTES:
ESPEDITO ABRAHÃO
Histórico musical:
É músico, cantor e compositor profissional há mais de 25 anos. Em 1987, fundou a Academia Musical Toque Fácil em uma sala alugada num prédio da Avenida Sinimbu, a qual formou centenas de músicos da região. Em 1991, com mais 4 amigos fundou o conjunto musical Os Campeiros, registrando a marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – sob o nº 816042969. Antes de fundar o conjunto Os Campeiros, foi integrante de grupos como Os Caraúnos, Os Ciganos, Grupo Raça e Embalo Galponeiro, este do qual foi um dos fundadores.
Ao longo da carreira, já gravou 7 CDs e 1 DVD ao vivo.
Tem atuado desde o ano de 1996 na elaboração de projetos culturais, através de mecanismos de incentivo à cultura (Lei Rouanet, LIC RS, Financiarte etc.) ou diretamente junto à iniciativa privada.
É inscrito na OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) sob o n° 22.654, filiado na UBC (União Brasileira dos Compositores) e diretor da academia musical Toque Fácil.
Ao longo de sua trajetória, já dividiu palcos com expressivos nomes da música brasileira, dentre os quais Sérgio Reis, Milionário & José Rico, Fala Mansa, Gilberto e Gilmar e Gaúcho da Fronteira.
ESPEDITO ABRAHÃO JUNIOR
Histórico musical:
É natural de Caxias do Sul/RS. Desde pequeno foi influenciado ativamente pela autêntica música gaúcha, porquanto seu pai seja músico e tenha fundado o conjunto musical Os Campeiros justamente no ano de seu nascimento. Começou a aprender a tocar violão com 11 anos de idade, aproveitando, além das lições de seu pai, a grande influência e experiência dos músicos que sempre frequentaram sua casa. Com 14 anos já viajava, auxiliando na montagem dos equipamentos de som e luz dos eventos onde o conjunto Os Campeiros se apresentava, além de vender CDs ao público. Neste período, começa a tomar gosto pela guitarra, instrumento que toca profissionalmente desde o ano de 2007. Além de músico, Espedito Júnior também canta, tanto solo como backing, é compositor e produtor cultural.
Estudou com os músicos Edevaldo Ferreira e Rafa Schuler da cidade de Caxias do Sul, agregando conhecimentos acerca de outros estilos musicais, como o samba, a bossa nova, o rock, o blues e o jazz. Já participou da gravação dos CDs “Pura Energia”, “18 Anos de História” e ”Eterno Campeiro”, ambos do conjunto Os Campeiros, gravando violões, guitarras, vozes solo e backings, e também da gravação do primeiro DVD do grupo, no teatro da Universidade de Caxias do Sul.
Ao longo de sua trajetória já participou de diversos programas na televisão, com destaque ao Galpão Crioulo (RBS TV), Jornal do Almoço (RBS TV), Coisas do Sul (SBT), Terra (UCS TV), Volmir Martins (BAND TV), Galpão Nativo (TVE), Cena Aberta (TV Câmara) e Querência (Canal 14).
É autor do projeto cultural “As Dez Mais do Conjunto Os Campeiros: 18 anos de história” (http://www.caxias.rs.gov.br/cultura/finan_contemplados.php?ano=7), o qual obteve financiamento da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul através do Financiarte, resultando na gravação do quarto CD da carreira do conjunto Os Campeiros.
Espedito Junior também é Procurador Público da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul/RS.