Grupo Herança Serrana - Velho Rio Grande
07/08/2016 20:24 em Lançamentos 2016

 

Grupo Herança Serrana

             O grupo Herança Serrana surgiu na cidade de Encruzilhada do Sul, região centro serra do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2007. Vindo de um antigo sonho dos músicos e empresários Valdeci Cardoso e Mathias Vogt Barden de criar um autêntico grupo musical Tradicionalista Gaúcho.       
             Em 2013, já na cidade de Santa Cruz do Sul, também no Rio Grande do Sul, receberam a visita do conceituado músico acordeonista e compositor Cléber Marques, que também compartilhara do mesmo propósito, em ter um grupo onde, de sua maneira, pudesse cantar e mostrar as tradições e a cultura de sua terra. Cléber Marques iniciou sua carreira no ano de 1996 com o grupo Eco do Sul na cidade de São Gabriel, RS. Grupo esse que formara junto com o amigo e conterrâneo Rogério Melo, e era produzido na época por Cesar Oliveira. Alguns anos depois fez parte do grupo Gaitaço do estado Paraná, e em seguida recebeu o convite para fazer parte do grupo Eco do Minuano e Bonitinho onde permaneceu por nove anos.

               Em seguida vieram os demais integrantes, alguns que já percorreram o Brasil acompanhando outros artistas, estavam trabalhando somente em estúdios, e adoraram a ideia de criar um grupo gaúcho com uma pitada de suas próprias identidades, sem perder a essência da música tradicionalista do Rio Grande.                 

                 Alex Farias, baterista conceituado por suas técnicas seguras, velozes e versáteis, tocou na década de 90 e início de 2000 com Eco do Minuano e Bonitinho onde participou também de quase todos os discos do artista na época. Depois fez participações em alguns outros grupos, como Garotos de Ouro entre outros.

                   

                 Rivelino Rodrigues (Riva), começou sua carreira tocando violão com seu irmão em festivais de música Nativista. E com a impressionante velocidade em seus dedos, Riva chama atenção pelo seu incrível talento. Mas foi no contrabaixo que se encontrou e assim convidado a integrar grupos com Grupo Marcas do Rio Grande, Eco do Minuano e Bonitinho, Caravana Chamamecera, esse acompanhando o artista Alejandro Brittes, e entre outros.                 

              Com essa forte união, no final do ano de 2014, o Herança Serrana então lançou seu primeiro disco intitulado “Velho Rio Grande”. O trabalho foi feito com onze músicas onde o grupo canta histórias do Rio Grande do Sul e suas tradições, e em sua maioria inéditas de autorias de grandes compositores como Jesus Marques, Cléber Marques, Ediberto Teixera, Luciano Melo, Rogério Melo, César Oliveira, Mário de Lima, Marlon Borba e Romoaldo Medina.           

             Hoje com Cléber Marques no acordeom e vocal, e seus amigos Alex Farias na bateria, Rivelino Rodrigues no contrabaixo e vocal, Fernandinho Almeida na guitarra e vocal e Helton Saldanha nos vocais, formam o grupo Tradicionalista Gaúcho Herança Serrana.

Visite o Site do Grupo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!